A Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta semana o projeto “Abrace a Diferença – Capacita”, com o objetivo de capacitar servidores estaduais para o atendimento a pessoas com deficiência. Na terça-feira (03/09), a ação foi direcionada aos profissionais do Detran e da Fundação Leão XIII. Já na quinta-feira (05/09), o programa foi levado à Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), onde 88 policiais receberam treinamento.
Essa iniciativa faz parte do Pacto Estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência, que busca garantir um atendimento inclusivo e de qualidade para pessoas com deficiência e seus familiares.
Por meio do “Abrace a Diferença – Capacita”, os servidores são treinados para se comunicar de maneira acessível com o público, além de aprender a reconhecer e interagir adequadamente com os diferentes perfis de diversidade.
A subsecretária de Políticas Inclusivas, Bianca Pacheco, enfatizou que o projeto promove a igualdade de acesso aos serviços públicos, ao conscientizar os servidores sobre a importância da inclusão e da acessibilidade atitudinal.
“O Pacto é uma iniciativa fundamental do Governo do Estado para assegurar igualdade de direitos às pessoas com deficiência no Rio de Janeiro, por meio da criação de políticas públicas e ações afirmativas. É essencial que os servidores públicos estejam preparados para oferecer um atendimento de qualidade e inclusivo, promovendo acessibilidade e respeito para todos”, afirmou Bianca Pacheco.
Ela destacou ainda que essas ações são vitais para combater o capacitismo, garantir direitos e deveres, e consolidar o compromisso com a inclusão.