O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) postou vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e congressistas convidando a população para participar do Ato de 7 de setembro, sábado, na Avenida Paulista , em São Paulo.
“De nada vale falarmos ou comemorarmos a Independência, se nós não temos liberdade”, declarou o ex-presidente Jair Bolsonaro no vídeo.
Ato de 7 de setembro
Senadores e deputados da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgaram na 4ª feira (4.set.2024) um manifesto em que convocaram cidadãos ao ato organizado pela direita marcada para sábado (7.set) para pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Silas Malafaia, organizador da manifestação prevista para às 14h deste sábado (7), diz que fará seu discurso “mais duro e incisivo”. “A força da fala vai ser o impeachment de Alexandre de Moraes”, afirma. Ele é aliado de Bolsonaro e foi responsável pela coordenação de outras manifestações bolsonaristas.
Além do ex-presidente, deputados e senadores devem falar. A previsão é que Bia Kicis (PL-DF), Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) discursem — o evento tem previsão de durar ao menos uma hora e meia. Grupo de 60 deputados e 12 senadores estava confirmado até quinta-feira à noite, segundo o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Haverá dois trios elétricos para os participantes — o primeiro terá a presença de Bolsonaro e dos principais aliados. Assessores e demais políticos ficarão no segundo veículo.
Caso Moraes
A oposição planeja protocolar o pedido de destituição de Moraes no Senado na 2ª feira (9.set). A ideia é apresentar o requisito depois da manifestação, que deverá contar com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Pedido de impeachment que deve ser apresentado por senadores da oposição cita o X seis vezes. Há uma citação ampla mencionando perfis em redes sociais. Os demais tratam do bloqueio das contas do Starlink, multas a quem usar a VPN para acessar a rede social e o fechamento do X e Oposição pressiona Pacheco (PSD-MG) a avaliar o pedido de afastamento de Moraes. A eventual abertura de processo de impeachmente contra ministros do STF depende dele — inicialmente, o protesto de 7 de setembro ocorreria em Belo Horizonte, base eleitoral do presidente do Senado, segundo o UOL.
O ministro pediu de forma não oficial que a Justiça Eleitoral elaborasse relatórios para embasar suas decisões no inquérito das ‘fake news’ contra bolsonaristas em 2022. Segundo mensagens obtidas pelo jornal Folha de S.Paulo isso se deu por meio do setor de combate à desinformação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), presidido por ele à época.
*Com informações, Poder360, UOL e Folha de São Paulo.