O técnico Dorival Júnior chamou João Pedro, atacante do Brighton, da Inglaterra, para a seleção brasileira nas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contra o Equador nesta sexta-feira e o Paraguai na próxima terça-feira. João Pedro substitui Pedro, que foi cortado após sofrer uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em um treino.
Antes da lesão de Pedro, Dorival já havia perdido o lateral-direito Yan Couto e o atacante Savinho, ambos devido a lesões. Willian, do Cruzeiro, e Lucas Moura, do São Paulo, foram convocados para substituir Couto e Savinho.
+ Escalação da Seleção: Dorival ajusta a defesa, posiciona André no meio e testa ataque com trio do Real
João Pedro foi convocado pela última vez no final do ano passado para os jogos contra Colômbia e Argentina, quando Fernando Diniz ainda era o técnico. Ele deve se juntar à delegação brasileira em Curitiba nesta quinta-feira.
Pedro se lesionou durante um treino na quarta-feira, em um lance sem contato com outros jogadores, após a saída da imprensa do CT do Caju. Exames de ressonância magnética confirmaram a gravidade da lesão, e o Flamengo foi notificado para gerenciar o tratamento do atleta. O tempo de recuperação para esse tipo de lesão geralmente varia de nove a 12 meses, o mesmo problema que afasta Neymar dos campos desde outubro passado.
Sem Pedro, a Seleção foi escalada por Dorival no treino desta quarta-feira com: Alisson; Danilo, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Júnior e Endrick.
O jogo entre Brasil e Equador será às 22h de sexta-feira no Couto Pereira, em Curitiba, pela 7ª rodada das Eliminatórias. A Seleção busca se recuperar após quatro rodadas sem vitórias – incluindo um empate com a Venezuela e derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina. Com sete pontos em seis jogos, o Brasil está em sexto lugar na competição, a última posição que garante vaga direta no Mundial de 2026.
Confira a lista completa de convocados:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), William (Cruzeiro), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);
- Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Lucas Moura (São Paulo), Vinícius Júnior (Real Madrid) e João Pedro (Brighton).