Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 19 setembro, 2024
Início » Papa Francisco encontra-se com Assembleia Plenária Extraordinária para discutir futuro da Pontifícia Universidade Urbaniana

Papa Francisco encontra-se com Assembleia Plenária Extraordinária para discutir futuro da Pontifícia Universidade Urbaniana

Por Marina B.

O Papa Francisco recebeu, em audiência, os membros da Assembleia Plenária Extraordinária do Dicastério para a Evangelização. Esta Assembleia foi convocada com o propósito específico de discutir o futuro da Pontifícia Universidade Urbaniana, que foi fundada em 1627 pelo Papa Urbano VIII como um Colégio para formar missionários e apoiar as Igrejas em seu trabalho apostólico de proclamação do Evangelho.

A reunião faz parte do processo de revitalização das instituições universitárias vinculadas à Santa Sé, conforme solicitado pelo Papa Francisco através da Constituição Apostólica “Veritatis gaudium” sobre Universidades e Faculdades Eclesiásticas. O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, está participando do encontro.

Durante seu discurso, o Papa elogiou o estilo sinodal da reunião e destacou a identidade e missão da Universidade, que são de fato coincidentes, pois visam anunciar a Boa Nova. No entanto, ele observou que este patrimônio deve se traduzir em respostas apropriadas para os desafios atuais enfrentados pela Igreja e pelo mundo. “Não vivemos em uma sociedade cristã, mas somos chamados a viver como cristãos em uma sociedade plural”, afirmou Francisco. “Como cristãos e abertos.” O objetivo não é apenas transmitir conhecimento, mas também criar ferramentas intelectuais que se proponham como paradigmas de ação e pensamento.

O Papa também abordou a necessidade de elevar a qualidade da formação acadêmica, sugerindo uma “sã criatividade” para encontrar caminhos adequados e evitar que o estudo se torne apenas uma formalidade de lições e créditos. “Não tenham medo da criatividade”, incentivou ele.

No caso específico da Urbaniana, Francisco destacou a importância de reforçar sua especificidade missionária e intercultural na docência, para que os alunos possam transmitir a mensagem cristã de maneira original entre diferentes culturas e religiões. “Precisamos de pastores, consagrados e leigos que saibam encarnar o ímpeto missionário para evangelizar as culturas e, assim, inculturar o Evangelho. Essas duas coisas caminham sempre juntas: evangelização da cultura e inculturação do Evangelho.”

O Papa concluiu seu discurso agradecendo aos participantes da Plenária, especialmente ao Cardeal Luis Antonio Tagle, pelo seu comprometimento pessoal na reformulação da Urbaniana.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.