Nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista a uma rádio de João Pessoa, na Paraíba, e voltou a comentar sobre a controversa eleição na Venezuela, marcada por denúncias de fraude e pela repressão do regime de Nicolás Maduro aos opositores.
Lula afirmou que o pleito carece de evidências que comprovem os resultados, tanto para legitimar Maduro quanto para validar as alegações da oposição venezuelana sobre fraude eleitoral. Para ele, a melhor solução seria convocar novas eleições para resolver o impasse.
O regime venezuelano já anunciou a reeleição de Maduro e continua a ignorar os apelos internacionais, incluindo os do Brasil e de outros países, para uma resolução negociada da crise.
“Eu não aceitei a vitória dele nem da oposição. Ambos alegam vitória, mas faltam provas. Estamos exigindo uma comprovação. É claro que ele pode não gostar da minha sugestão de novas eleições, mas é o que considero necessário”, declarou Lula.
O presidente também afirmou que esgotou sua capacidade de intervir na situação da Venezuela: “Quero focar no Brasil. Que Maduro cuide do seu país e enfrente as consequências de suas ações. Eu me responsabilizo pelas minhas decisões.”