Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 20 setembro, 2024
Início » Indicado ao Banco Central, Galípolo recebe apoio do PT, mas preocupações persistem

Indicado ao Banco Central, Galípolo recebe apoio do PT, mas preocupações persistem

Por Marina B.

Agora formalmente indicado como novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo recebeu uma onda de felicitações. Ministros, parlamentares e líderes petistas aproveitaram o anúncio antecipado de sua nomeação para enaltecer o economista. No entanto, apesar de ter construído muitos laços no PT ao longo dos últimos anos, Galípolo ainda poderá enfrentar um certo grau de resistência interna, segundo alguns petistas próximos a ele.

Entre os apoiadores do economista, há preocupação em relação à presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann. Embora sempre tenha apoiado a indicação de Galípolo, Gleisi tem sido uma das mais ferozes críticas à atual política de juros nos últimos anos. Alguns colegas de partido acreditam que, embora o tom em relação ao Banco Central possa se tornar mais “diplomático,” a postura crítica continuará.

Nas últimas semanas, Galípolo adotou um discurso cauteloso em relação à política de juros, mantendo aberta a possibilidade de aumento da Selic, se o cenário econômico exigir.

No entanto, um fator pode diminuir gradualmente a resistência interna contra Galípolo, de acordo com esses mesmos aliados: a mudança iminente na liderança do partido. O processo de escolha do novo presidente do PT deve ser iniciado logo após as eleições. O nome mais cotado para suceder Gleisi, até o momento, é o prefeito de Araraquara, Edinho Silva. Conhecido por seu perfil conciliador, Edinho é um dos petistas mais próximos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e apoia fortemente a indicação de Galípolo para a presidência do Banco Central.

Um petista que descreve Galípolo como um “grande amigo” espera um processo semelhante ao que ocorreu com a ascensão de Fernando Haddad dentro do PT. Impulsionado pelo presidente Lula, Haddad enfrentou forte resistência interna ao longo dos anos e até hoje lida com disputas dentro do partido.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.