Na madrugada desta quinta-feira (29), Elon Musk, proprietário da rede social X, publicou uma comparação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com vilões das franquias Star Wars e Harry Potter. A postagem foi feita após Moraes ordenar que Musk nomeie um novo representante legal para a plataforma no Brasil em até 24 horas, sob pena de suspensão das operações.
Musk escreveu: “Gere uma imagem como se Voldemort e um Lorde Sith tivessem um filho e ele se tornasse um juiz no Brasil. É estranho!” A publicação foi acompanhada por uma imagem de Moraes com os olhos maquiados e empunhando dois sabres de luz, criada pela inteligência artificial Grok, da qual Musk também é proprietário.
O personagem Voldemort, mencionado por Musk, é o principal vilão da série de filmes e livros Harry Potter, enquanto os Sith são uma ordem de guerreiros que seguem o lado sombrio da força no universo Star Wars.
Pouco depois, Musk fez outra postagem relacionada a Moraes, comentando uma publicação do jornalista Michael Shellenberger. Shellenberger repercutiu a opinião do advogado André Marsiglia, que afirmou que a intimação feita a Musk via X era ilegal. Musk comentou que Moraes tem “repetidamente quebrado as leis”.
Sobre a Intimação de Moraes para a Rede X
Nesta quarta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes intimou Elon Musk para que ele identifique um representante legal para a rede social X no Brasil em até 24 horas, sob a ameaça de suspensão da plataforma. O STF usou a própria rede social para fazer a intimação, publicando uma mensagem no perfil oficial da Corte e marcando Musk e a plataforma.