O presidente Lula destinará R$ 1,8 milhões para a aquisição de novas cortinas e persianas, tanto manuais quanto motorizadas, para o Palácio do Planalto, Alvorada, Jaburu, Granja do Torto e Pavilhão das Metas. A licitação prevê a compra, sob demanda, de 1.000m² de persianas, 420m² de persianas tipo cortina, 2.020m² de cortinas, 300 metros de trilhos, 40 motores, 20 controles remotos universais, além da instalação, manutenção e reparos do material.
Os danos causados aos equipamentos no Palácio do Planalto durante os atos de 8 de janeiro foram citados como um dos motivos para a compra. “Para os quantitativos das persianas, cortinas, trilhos suíços e motores, considerou-se a quantidade consumida no último contrato anual e acrescentou-se devido aos trabalhos de reparação dos atos de vandalismo do dia 08/01/2023 que ocorreram ao longo de 2023”, diz o estudo técnico promovido pelo governo Lula.
“Constatou-se que não seria possível realizar o conserto e/ou manutenção de persianas e cortinas, não obstante os esforços das equipes. Como não foi possível aumentar o quantitativo estipulado na ata vigente e, já considerando o seu término, e devido à necessidade de se prosseguir com os trabalhos de conserto no Palácio do Planalto, foi necessária a inclusão da contratação no PCA [Plano de Contratações Anual] 2024 de forma extemporânea”.
Entre as justificativas apresentadas está também a necessidade de “proporcionar conforto e segurança aos ocupantes das salas”, proteger o mobiliário do desgaste provocado pelos raios do sol e proporcionar “maior eficiência quanto ao consumo de energia elétrica, ajudando a manter os ambientes numa temperatura agradável”.
Das persianas verticais incluídas na aquisição, 1.000m² devem ser feitos em tecido blackout – que impede a passagem da luz –, com largura da lâmina de 9cm, cor natural e comando de regulagem em cordão de nylon. Outros 420m² de persianas tipo cortina, também em tecido blackout, serão aplicados sobre trilhos motorizados.
A licitação do governo Lula prevê ainda a compra de 420m² de cortina em fibra de vidro e PVC, com trilhos de alumínio, cor branca, tipo rolô, com tela solar e acionamento manual. Ainda com relação às cortinas, 800m² devem ser feitos em linho sintético da cor off-white e 800m² em poliéster off-white com blackout duplo.
Em novembro do ano passado, outra licitação aberta pelo Planalto determinou a compra de lençóis de algodão egípcio, fronhas, colchas, edredons, cobre-leitos, tapetes e roupões de fio penteado para o Palácio da Alvorada, residência oficial de Lula, e a Granja do Torto, residência de campo do presidente. A compra custou R$ 89 mil.