Na quarta-feira, um problema nas redes de TI na Holanda afetou o Aeroporto de Eindhoven e diversos serviços públicos, incluindo a guarda costeira e a polícia militar.
“Devido a problemas nas redes de TI do Ministério da Defesa, não há tráfego aéreo possível no Aeroporto de Eindhoven neste momento”, anunciou o segundo maior aeroporto da Holanda na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter.
O Ministério da Defesa holandês também relatou uma interrupção, mencionando problemas de TI. “Os funcionários estão enfrentando dificuldades para fazer login e, em alguns casos, há impacto nos serviços porque os números de telefone não estão acessíveis”, declarou o ministério.
O Aeroporto de Eindhoven não especificou a causa do problema, mas informou nas redes sociais que o tráfego aéreo estaria suspenso até pelo menos 17:00 hora local (15:00 GMT). Enquanto isso, o principal aeroporto do país, Schiphol, próximo a Amsterdã, operava normalmente.
As companhias aéreas estavam tentando redirecionar os passageiros de Eindhoven para o aeroporto de Düsseldorf, na Alemanha, para que pudessem continuar suas viagens, conforme reportado pela mídia local.
Outros serviços afetados pela interrupção: Diversos outros serviços públicos na Holanda também foram afetados. Agências governamentais, incluindo a guarda costeira e a polícia militar, responsáveis pela proteção de fronteiras, relataram falhas em seus sistemas.
A guarda costeira informou que “não estava acessível” por telefone ou rádio devido à queda de energia, e pediu que emergências fossem reportadas pelo número 112. O centro de contato da polícia militar também estava fora do ar.
Os serviços de emergência holandeses enfrentaram uma interrupção nacional que afetou seus sistemas de alarme e comunicação, embora os números de emergência nacionais continuassem funcionando.
Ainda não está claro se há uma conexão entre as interrupções. Fontes do Centro Nacional de Segurança Cibernética disseram ao meio de comunicação local AD que não há evidências de um ataque cibernético, mas uma interrupção pode estar contribuindo para a outra.
No mês passado, companhias aéreas, bancos e meios de comunicação ao redor do mundo enfrentaram uma das maiores interrupções de TI dos últimos anos, causada por uma atualização de antivírus.