Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 24 novembro, 2024
Início » Modi reitera apoio a solução pacífica para conflito na Ucrânia em conversa com Putin

Modi reitera apoio a solução pacífica para conflito na Ucrânia em conversa com Putin

Por Marina B.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, declarou na terça-feira que informou ao presidente russo, Vladimir Putin, seu apoio a uma solução pacífica e rápida para o conflito na Ucrânia. A declaração veio dias após Modi ter se encontrado com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Kiev.

A visita de Modi à Ucrânia na semana passada foi a primeira de um primeiro-ministro indiano à nação desde o início da guerra em fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu o país vizinho.

Apesar das pressões ocidentais para que a Índia se distancie da Rússia, o país continuou a manter seus laços com Moscou. Modi revelou que conversou com Putin por telefone, discutindo formas de fortalecer a parceria bilateral. O Kremlin confirmou a conversa, mas não forneceu detalhes adicionais.

Em uma publicação no X, Modi reiterou o compromisso da Índia com uma resolução rápida, duradoura e pacífica do conflito. Ele também compartilhou com Putin os “insights” de sua visita à Ucrânia e enfatizou a importância do diálogo, diplomacia e engajamento sincero entre todas as partes para alcançar a paz, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores da Índia.

A visita de Modi à Ucrânia seguiu-se a uma viagem à Rússia em julho, durante a qual ele foi calorosamente recebido por Putin. Esse encontro gerou descontentamento na Ucrânia e levou o Departamento de Estado dos EUA a expressar preocupações sobre os laços da Índia com a Rússia. Nos últimos anos, Washington tem tentado estreitar suas relações com Nova Déli como estratégia para contrabalançar a crescente influência da China na região.

Zelensky sugeriu que a Índia poderia sediar uma segunda cúpula de paz após a realizada na Suíça, na esperança de encontrar um anfitrião no hemisfério sul. No entanto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, descartou a possibilidade de negociações depois que a Ucrânia lançou uma incursão na região russa de Kursk em 6 de agosto.

Com laços econômicos e de defesa historicamente estreitos com Moscou, a Índia se absteve de criticar a Rússia pela invasão e continuou a comprar petróleo russo em volumes recordes, alegando que essas ações atendem aos interesses nacionais. A Ucrânia, por sua vez, convidou empresas indianas a investir em sua economia em uma cúpula empresarial realizada em janeiro na Índia.

Na segunda-feira, Modi também discutiu com o presidente dos EUA, Joe Biden, sobre sua visita à Ucrânia.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.