Nesta quinta-feira, 22 de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei 3.598/21, proposto pela deputada Tia Ju (REP). O projeto concede prioridade para pessoas com vitiligo e psoríase na marcação de consultas com dermatologistas e psicólogos nas redes pública e privada de saúde. O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação no plenário da Casa.
Vitiligo e psoríase são doenças autoimunes que afetam a pele, o que justifica a necessidade de atendimento prioritário. Esses pacientes compartilharão a prioridade com outros grupos contemplados pela lei, como idosos e pessoas com deficiência.
“Essas condições, conhecidas como psicodermatoses, impactam diretamente a pele e frequentemente estão associadas a problemas como estresse, ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia, hipocondria e traumas psicológicos. Tanto o vitiligo quanto a psoríase requerem tratamento especializado com dermatologistas e psicoterapia, devido ao impacto significativo na autoestima dos pacientes”, explicou a deputada Tia Ju.