O governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) aprovou, em 24 horas, a liberação de R$ 143 milhões para a Prefeitura de Araraquara, em São Paulo, cujo prefeito é Edinho Silva, também filiado ao Partido dos Trabalhadores. A verba, destinada a obras contra enchentes, foi liberada por meio do Ministério das Cidades, liderado por Jader Filho.
Os trâmites ocorreram em julho, e no dia 11, Edinho publicou um vídeo anunciando o início da obra, que ele descreveu como “a maior de infraestrutura de Araraquara”.
Segundo o portal UOL, a rapidez na liberação dos recursos pode estar relacionada ao fato de Edinho ser um aliado de Lula. Uma reportagem do veículo revelou que o governo petista favoreceu seis prefeituras com verbas provenientes de ministérios. Essas prefeituras incluem Araraquara, Diadema, Mauá, e Hortolândia, todas em São Paulo, além de Belford Roxo e Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Todas são administradas por petistas ou aliados.
De acordo com o UOL, o pedido da prefeitura de Edinho foi registrado no sistema em 5 de julho. No dia seguinte, Lula entrou em contato com Jader Filho, instruindo a liberação da verba, que foi aprovada no dia 7.
O Palácio do Planalto, procurado pelo portal, declarou que as solicitações feitas por prefeitos a Lula seguem “critérios objetivos”, mas não comentou sobre as seis prefeituras favorecidas.