O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, afirmou em uma coletiva de imprensa em Teerã nesta segunda-feira (19) que, embora a comunidade internacional esteja preocupada com a obtenção de um cessar-fogo na Faixa de Gaza, os Estados Unidos não são um mediador qualificado para essa questão.
Kanaani destacou que, enquanto a necessidade de negociações para um cessar-fogo é clara e a comunidade internacional não pode mais tolerar os crimes cometidos por Israel contra os palestinos, o Irã valoriza todos os esforços diplomáticos em prol de um cessar-fogo. No entanto, ele criticou o apoio dos EUA a Israel, alegando que os Estados Unidos são aliados permanentes do “regime criminoso de Israel” e não têm a imparcialidade necessária para mediar a situação em Gaza.
Em resposta a uma pergunta sobre a possível retaliação do Irã pelo assassinato de Ismail Haniyeh, ex-chefe do Politburo do Hamas, Kanaani esclareceu que a questão do cessar-fogo e a resposta iraniana à violação da soberania nacional são separadas. Ele reiterou que, até que Israel cesse seus ataques, não há indicação de que o país esteja interessado em um cessar-fogo.
Kanaani também criticou a atuação dos EUA, acusando-os de interferirem nos assuntos regionais e exacerbarem as tensões. Ele pediu esforços contínuos da comunidade internacional para conter os atos de Israel e reafirmou que o Irã tem o direito legítimo de se defender e punir os agressores.