Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 20 setembro, 2024
Início » STF ‘virtual’ dá verde para Lula retomar controle das emendas parlamentares

STF ‘virtual’ dá verde para Lula retomar controle das emendas parlamentares

Por Marina B.

No “plenário virtual” do Supremo Tribunal Federal (STF), onde os ministros não precisam defender suas decisões pessoalmente, foi confirmada a decisão monocrática de Flávio Dino, ex-ministro da Justiça, que restaurou o poder absoluto do presidente Lula (PT) sobre as emendas parlamentares. Com isso, Lula poderá controlar a distribuição de verbas, mantendo os parlamentares na linha, a menos que eles se alinhem com os interesses do governo.

Jogo de Poder

A decisão do STF, que se mostra como um braço fiel do Planalto, nada tem a ver com princípios de “ética” ou “transparência”. Trata-se apenas de reforçar o poder de Lula.

Volta ao Balcão de Negócios

Lula busca reativar o balcão de negócios político, quase extinto após três emendas constitucionais nos últimos dez anos, mas enfrenta a falta de apoio no Congresso.

Decisão Polêmica

Na liminar concedida, Dino não resistiu ao impulso de restaurar o poder do presidente que o nomeou, ao reverter a limitação das emendas.

A ‘Oportunidade’ de Barroso

O presidente do STF, Luiz Barroso, descreveu a decisão como uma “oportunidade” para que o Legislativo se submeta ao Judiciário e ao Executivo, servindo certamente aos interesses do Planalto.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.