A WSL revelou que uma das etapas da temporada de 2025 será realizada em uma piscina de ondas em Abu Dhabi, localizada na Hudayriyat Island. Esta é a maior e mais avançada piscina de ondas do planeta, destacando-se por ser a primeira a usar água salgada. A onda artificial produzida terá até 6 pés de altura e contará com o tubo mais longo entre todas as piscinas de ondas atuais. Com uma área total de 51 milhões de metros quadrados, o espaço ocupa cerca de metade da área da ilha.
“Estamos ansiosos para ver o que as instalações do Surf Abu Dhabi podem oferecer aos melhores surfistas do mundo. A tecnologia avançada das ondas e a região apresentam oportunidades únicas para a WSL, e estamos empolgados para ver tudo isso em ação nos próximos meses”, afirmou Ryan Crosby, CEO da WSL.
O projeto foi desenvolvido em colaboração com Kelly Slater e possui tecnologia semelhante à da piscina de ondas do Surf Ranch na Califórnia, que também já sediou etapas do circuito, sendo a última em 2023.
“Eu surfei centenas de ondas incríveis pelo mundo e a onda em Abu Dhabi se equipara a algumas das melhores do planeta,” comentou Kelly Slater em sua postagem no Instagram durante a inauguração da piscina.
Os brasileiros Gabriel Medina e Filipe Toledo já tiveram a oportunidade de testar a piscina em 2023.
A WSL ainda não anunciou o calendário completo para a temporada de 2025. A próxima etapa em 2024 ocorrerá em Fiji, de 20 a 29 de agosto, antes da WSL Finals, marcada para setembro em Trestles, na Califórnia.