O Papa Francisco expressou sua profunda preocupação com os “incêndios devastadores” que atingem a Grécia. O Santo Padre observou que “dezenas de milhares de pessoas já foram evacuadas, muitas famílias perderam suas casas, milhares enfrentam dificuldades imensas e, além dos enormes danos materiais, estamos vendo a criação de um desastre ambiental.”
O Papa Francisco revelou que está rezando pelas vítimas e demonstrou sua solidariedade “a todos que sofrem com esta grave situação, confiando que a solidariedade coletiva pode ajudar.”
Combate ao Incêndio
Os bombeiros conseguiram controlar os incêndios florestais na Grécia. Durante o combate ao fogo, quase 700 bombeiros, apoiados por 29 aviões e helicópteros, 190 caminhões de bombeiros, forças armadas e voluntários, estão na linha de frente.
Mais cedo, a Grécia acionou o mecanismo de proteção civil da União Europeia, e rapidamente recebeu ajuda adicional da Itália, França, República Tcheca e Romênia.
UE Reforça Capacidades de Combate a Incêndios
Nesta semana, a União Europeia iniciou a produção de 12 novos aviões para enfrentar o aumento dos incêndios florestais. O sul da Europa é frequentemente devastado por incêndios durante os meses quentes do verão, e as mudanças climáticas podem agravar ainda mais o risco.
O Comissário Europeu para Gestão de Crises destacou que, com o aumento da duração, mortalidade e imprevisibilidade das temporadas de incêndios florestais, o bloco está intensificando os esforços para reforçar suas capacidades de resposta. Os novos aviões serão baseados em países como Croácia, França, Grécia, Itália, Portugal e Espanha.
Em outras regiões, a Sérvia enfrenta uma onda de calor extremo, com temperaturas previstas para subir entre 35° e 41°C até meados de agosto.