O Departamento de Estado dos Estados Unidos atualizou suas orientações sobre a segurança de turistas, classificando o Brasil, juntamente com países como Equador e Cuba, no nível 2 de alerta (“Cautela Elevada”). O país também foi designado como nível 4 (“Não Viajar”), aconselhando os turistas a evitarem regiões com alta incidência de criminalidade, incluindo “favelas, vilas ou comunidades”. O alerta do Departamento de Estado abrange áreas no entorno de Brasília.
O alerta coloca as favelas e periferias de grandes cidades brasileiras em um patamar de preocupação semelhante ao atribuído a ditaduras como as da Coreia do Norte, Afeganistão e Irã.
O risco de atentados terroristas motivou a Alemanha e a França a receberem o nível 2 de alerta de segurança, embora por razões distintas. Enquanto no Brasil a preocupação recai sobre a criminalidade, tiroteios entre “gangues” etc., nos países europeus, o foco está no terrorismo e agitação civil, como é o caso na França.
Países classificados como nível 3 (“Reconsidere a Viagem”) incluem a Colômbia, devido ao risco de crimes, sequestros e assaltos, e o Paquistão, devido à ameaça terrorista.