Após rezar o Angelus na Solenidade da Assunção nesta quinta-feira, 15, o Papa fez um novo apelo pela paz e pelas populações devastadas pelas guerras:
“À Maria Rainha da Paz, que hoje celebramos na glória do Paraíso, confio novamente as ansiedades e as dores das populações que sofrem em várias partes do mundo devido às tensões sociais e conflitos armados. Em especial, lembro da martirizada Ucrânia, do Oriente Médio, da Palestina, Israel, Sudão e Mianmar. Que nossa Mãe celeste traga consolação e um futuro de serenidade e harmonia para todos!”
Nesta quinta-feira, as negociações por um cessar-fogo na Faixa de Gaza foram retomadas no Catar, o que pode evitar um possível ataque do Irã a Israel. O Papa expressou sua preocupação com a grave situação em Gaza e pediu novamente a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas:
“Continuo acompanhando com grande preocupação a crítica situação humanitária em Gaza e peço mais uma vez que cessem os combates em todas as frentes, que os reféns sejam libertados e que a população extenuada receba ajuda. Encorajo todos a fazerem o possível para evitar a expansão do conflito e a buscar a negociação para encerrar rapidamente esta tragédia. Não esqueçamos: a guerra é uma derrota.”
O Papa também se voltou às vítimas dos incêndios na Grécia:
“Meu pensamento vai para a Grécia, que enfrenta graves incêndios nos arredores de Atenas. Dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas, muitas famílias perderam suas casas, e milhares enfrentam enormes dificuldades. Além dos imensos danos materiais, está se formando uma catástrofe ambiental. Rezo pelas vítimas e feridos, e asseguro minha proximidade a todos afetados, esperando que recebam o apoio da solidariedade comum.”
Ao desejar a todos uma boa festa de Nossa Senhora da Assunção, o Papa pediu para que não se esqueçam de rezar por ele, desejando um “bom almoço e até logo.”