Estão abertas as inscrições para o XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que acontecerá em João Pessoa de 12 a 14 de setembro de 2025. Famílias, agentes de pastoral e lideranças religiosas de todo o Brasil podem garantir sua participação preenchendo o formulário eletrônico disponível no site oficial.
As inscrições podem ser feitas para indivíduos ou casais. O valor do primeiro lote é de R$ 350 por pessoa, cobrindo toda a programação do evento – incluindo mesas-redondas, conferências, momentos de espiritualidade e atividades culturais – que ocorrerá no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa.
No site oficial, os participantes encontrarão informações úteis sobre o acesso ao local do congresso e sugestões de hospedagem. Em breve, a página também divulgará os nomes dos assessores do encontro.
Tema do Congresso
Alinhado com a orientação do Papa Francisco, o XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar será celebrado dentro das festividades do Jubileu Ordinário. Com o tema “Família Peregrina da Esperança” e lema “Um só coração, uma só alma” (At 4,32), o congresso visa “evangelizar as famílias para ‘acompanhar, discernir e integrar a fragilidade’, como uma Igreja sinodal, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, que ‘não cessa jamais de propor a perfeição’ para que todos valorizem o matrimônio como uma instituição divina”.
Organização e Promoção
O evento, aguardado como um marco para as famílias católicas do país, é promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e organizado pela Comissão Regional para a Vida e a Família da CNBB Nordeste 2, com a realização da Arquidiocese da Paraíba.
Oração
Reze a oração do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar:
“Ó Deus Pai de bondade, que por Jesus Cristo Vosso Filho, no Espírito Santo, realizais maravilhas, nós Vos pedimos por nossas famílias, no limiar deste Jubileu Santo de Vossa graça. Suplicamos que elas trilhem o caminho da esperança, enfrentem grandes desafios e vivam sua fé em Jesus Cristo, superando situações constrangedoras e humilhantes, permanecendo fiéis à Vossa Palavra e construindo uma nova humanidade.
Humildemente Vos pedimos, derramai sobre nós o Vosso Espírito Santo de amor e ternura, para que não nos esqueçamos das famílias mais sofridas e necessitadas, que carecem de atenção, afeto e acolhida. Que encontrem em Vós, Senhor, gestos, olhares, acolhida e discernimento para responder aos desafios presentes como Família Peregrina da Esperança.
Ó Pai das misericórdias, iluminai o caminho daqueles que se encontram nas trevas do ódio, dos vícios e da desesperança, para que encontrem em Vós sentido para suas vidas. Derramai sobre nós Vosso Espírito de sabedoria, fortalecei nosso entendimento, para que caminhamos com corações abertos, unidos em “um só coração e uma só alma” e alegres na missão de evangelizar, acolhendo as famílias e ajudando-as a descobrir Jesus Cristo em seus lares.
Maria, Mãe da Igreja, Senhora das Neves, Mãe admirável, intercedei por nós neste ano jubilar, com bênçãos abundantes de ternura e generosidade maternas. Amém.”