Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 22 setembro, 2024
Início » Pastores revelam: Mais da metade mudou de carreira antes do ministérios e muitos lutam com insatisfação

Pastores revelam: Mais da metade mudou de carreira antes do ministérios e muitos lutam com insatisfação

Por Marina B.

Entre 29 de agosto e 20 de setembro de 2023, um estudo realizado com 1.004 pastores revelou detalhes intrigantes sobre suas trajetórias profissionais antes do ministério. Com uma margem de erro de 3,2% e um nível de confiança de 95%, o relatório divulgado na terça-feira mostrou que 58% dos pastores passaram 10 anos ou menos em empregos não ministeriais antes de se tornarem pastores. Dentre esses, 34% tinham trabalhado por cinco anos ou menos, e 13% por menos de um ano. Em contraste, 42% dos participantes tinham mais de 10 anos de experiência em empregos não ministeriais antes de entrar para o ministério, incluindo 7% que trabalharam entre 26 e 30 anos e 8% que trabalharam por mais de 30 anos.

Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research, observou que, apesar das variações na idade de transição para o pastorado, a maioria dos pastores assume seus cargos ministeriais por volta dos 30 anos. “Anos de experiência em funções não ministeriais podem ajudar os pastores a se relacionarem melhor com as experiências de seus congregados e a desenvolver vínculos com pessoas fora da igreja,” comentou McConnell.

A pesquisa também revelou diferenças étnicas na experiência pré-ministerial: pastores brancos têm mais probabilidade do que pastores negros de ter trabalhado cinco anos ou menos em empregos não ministeriais (23% vs. 6%).

Entre os pastores seniores entrevistados, a maioria havia ocupado em média 1,7 outros cargos ministeriais antes de alcançar sua posição atual. Sete em cada 10 pastores seniores começaram em outros cargos dentro da igreja, e dois em cada cinco haviam servido como ministros de jovens ou estudantes (44%) ou pastores assistentes ou associados (42%) antes de se tornarem pastores seniores. Seis em cada 10 pastores seniores relataram ter trabalhado 10 anos ou menos em funções não ministeriais. “Liderar, ensinar, equipar e cuidar de pessoas são habilidades essenciais para todos os ministros,” afirmou McConnell. “Independentemente da idade ou do ministério específico dentro da igreja, há oportunidades para desenvolver as habilidades necessárias para o pastorado.”

De acordo com o The Christian Post, a pesquisa também mostrou que 20% dos pastores dos movimentos luterano e restauracionista disseram ter trabalhado fora da igreja por menos de um ano, em comparação com 11% dos pastores batistas e 7% dos pastores não denominacionais.

Este relatório da Lifeway Research é divulgado em um momento em que estudos recentes indicam crescente insatisfação entre clérigos nos Estados Unidos. Em março de 2023, o Barna Group revelou que apenas 52% dos pastores se consideram “muito satisfeitos” com sua vocação, uma queda significativa em relação a 2015, quando 72% expressaram a mesma satisfação. Além disso, o estudo Barna descobriu que 66% dos pastores com menos de 45 anos enfrentaram dúvidas significativas sobre seu chamado, assim como 51% dos pastores mais velhos.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.