Nos bastidores, empresas de serviços funerários estão se mobilizando para tentar evitar o aumento de impostos previsto pela regulamentação da Reforma Tributária. Caso o Senado não modifique a proposta, a alíquota dos serviços funerários, atualmente de 8,65%, pode subir para 26,5%, representando um aumento expressivo de 206%.
Essa possível elevação levou internautas a relembrar e reviver memes que atacam o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Nas últimas semanas, Haddad tem sido alvo de críticas e até de um boicote, sendo apelidado de “Zé do Taxão0”. Uma fotomontagem do ministro chegou a ser exibida nos telões da Times Square, em Nova York. Com o aumento iminente nos impostos do setor funerário, a piada voltou a ganhar popularidade.
O perfil humorístico Joaquin Teixeira, com ironia, comentou sobre a situação: “Taxadd taxando até os presuntos. Por isso eles querem tanto censurar os memes… a verdade machuca.” A crítica popular reflete o desconforto com a proposta e a percepção de que os memes expõem verdades de forma acessível e incômoda para as autoridades.