Israel elevou o nível de alerta de suas forças armadas, enquanto os Estados Unidos enviaram um submarino com mísseis guiados e o porta-aviões USS Abraham Lincoln, equipado com caças F-35, para apoiar a defesa do país.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, já havia ordenado o envio do porta-aviões, escoltado por cruzadores, destróieres e um esquadrão de caças.
Enquanto isso, líderes europeus tentam evitar a escalada do conflito. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, conversou por 30 minutos com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, destacando que uma nova guerra não beneficia ninguém.
Pezeshkian declarou, nesta segunda-feira (12), que o Irã tem “direito de responder” à morte do líder terrorista do Hamas, financiado pelo Irã, durante uma conversa com o chanceler alemão Olaf Scholz, que pediu para evitar uma intensificação da violência no Oriente Médio.
O porta-voz militar de Israel, Daniel Hagari, informou que as forças de defesa do país estão em alerta máximo e que as ameaças estão sendo tratadas com seriedade.
Previsões de Ataque e Significado do Dia
A Cabala acredita que o Irã pode lançar um ataque nesta terça-feira (13), que marca o 9 de AV no calendário judaico, um dia histórico de tragédias para Israel. Nesta data, em 423 a.C., Nabucodonosor destruiu o Primeiro Templo em Jerusalém; os romanos destruíram o Segundo Templo 350 anos depois. Em 1290, judeus foram expulsos da Inglaterra, a Inquisição começou em 1490, e a Primeira Guerra Mundial teve início em 9 de AV de 1914.