A Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que investiga os danos das enchentes no Rio Grande do Sul, se reunirá nesta terça-feira (13) no plenário 1 do Anexo II. O encontro visa discutir o que os parlamentares consideram ser a “insuficiência” da Medida Provisória (MP) 1.247/2024, recentemente editada pelo governo federal para apoiar a recuperação do agronegócio no estado após a crise das enchentes.
O presidente da comissão, deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), expressou forte descontentamento com a MP: “A Medida Provisória foi claramente insuficiente e uma grande decepção. Esperávamos mais do Governo Federal. Já se passaram três meses desde o início da calamidade, e muitos agricultores enfrentam enormes perdas e dívidas. A MP não resolveu praticamente nada. Lançar uma MP no Congresso Nacional não é a solução, pois sua tramitação não acompanha a urgência dos nossos produtores.”
A reunião tem como objetivo destacar as deficiências na abordagem do governo Lula para apoiar os produtores rurais afetados pela calamidade. Van Hattem reforçou a determinação da comissão em buscar soluções, independentemente dos desafios logísticos. “Mesmo com dificuldades para chegar em Brasília devido à falta de atividades no aeroporto de Porto Alegre, faremos a reunião acontecer, nem que seja a cavalo”, concluiu o parlamentar.