O Flamengo já marcou mais de 80 gols em 2024 (contando amistosos) e conta com Pedro como o artilheiro do Brasil na temporada. No entanto, o poderoso ataque rubro-negro enfrentou uma semana atípica: duas partidas consecutivas sem balançar as redes. O time sofreu derrotas por 1 a 0 para o São Paulo no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, e para o Palmeiras no Allianz Parque, pela Copa do Brasil.
Isso nunca havia ocorrido na “Era” Tite. A última vez que o Flamengo enfrentou uma seca semelhante ou pior foi no final da passagem de Jorge Sampaoli pelo clube. Em setembro do ano passado, o técnico argentino viu sua equipe ficar três jogos sem marcar: derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR no Kleber Andrade, empate sem gols com o Goiás na Serrinha pelo Brasileiro, e revés por 1 a 0 para o São Paulo no Maracanã na final da Copa do Brasil.
Sampaoli acabou sendo demitido após o empate em 1 a 1 no Morumbi, que garantiu o título da Copa do Brasil ao São Paulo. Mário Jorge assumiu o time interinamente por duas rodadas até a chegada de Tite em outubro, e o técnico conseguiu estabilizar a equipe.
Na derrota para o São Paulo no último sábado, o Flamengo ficou sem marcar após uma sequência de 18 jogos. A equipe finalizou oito vezes no Morumbi, mas teve apenas uma chance clara de gol, com um chute de Wesley. Contra o Palmeiras, foram cinco finalizações e novamente apenas uma oportunidade clara, perdida por Pulgar.
Tite pode justificar a atual seca por se tratarem de jogos atípicos. No confronto contra o São Paulo, o Flamengo poupou os titulares e jogou com uma equipe reserva. Já contra o Palmeiras, o time se concentrou em defender para preservar a vantagem de 2 a 0 obtida na primeira partida.
Após a classificação suada para as quartas de final da Copa do Brasil, o Flamengo deu folga ao elenco nesta quinta-feira. Os jogadores se reapresentam na sexta no Ninho do Urubu e voltam a campo no domingo, às 16h (de Brasília) no Maracanã, para enfrentar o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro.