“Perdoai-nos as nossas ofensas; dai-nos a Vossa Paz”. Esse é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2025, marcado para 1º de janeiro. A escolha foi divulgada em uma nota do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral nesta quinta-feira, 8.
O comunicado explica que o tema reflete uma harmonia natural com o significado bíblico e eclesial do ano jubilar, inspirado especialmente nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti. O foco está nos conceitos de Esperança e Perdão, elementos centrais do Jubileu: um convite à conversão que busca reconciliar e pacificar em vez de condenar.
Em meio aos conflitos e sofrimentos atuais, a nota destaca que a esperança presente na tradição jubilar pode fornecer diretrizes práticas para mudanças necessárias nos âmbitos espiritual, moral, social, econômico, ecológico e cultural.
O comunicado conclui que somente por meio de uma verdadeira conversão em níveis pessoal, comunitário e internacional, “uma paz autêntica poderá florescer, não apenas com o fim dos conflitos, mas com a criação de uma nova realidade onde as feridas sejam curadas e a dignidade de cada pessoa seja reconhecida”.