Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 25 novembro, 2024
Início » Quem é Muhammad Yunus, líder interino de Bangladesh?

Quem é Muhammad Yunus, líder interino de Bangladesh?

Por Marina B.

Muhammad Yunus, o renomado ganhador do Prêmio Nobel da Paz, foi nomeado líder interino de Bangladesh nesta terça-feira (6), após a renúncia abrupta da primeira-ministra Sheikh Hasina. O governo de Hasina, que durou 15 anos, chegou ao fim após semanas de intensos protestos e agitação política. Yunus, conhecido por seu trabalho pioneiro com microcréditos, foi escolhido pelos líderes estudantis que se opõem a um governo militar.

A nomeação de Yunus ocorreu após o presidente de Bangladesh, Mohammed Shahabuddin, dissolver o parlamento, atendendo a uma das principais exigências dos manifestantes. Antes de ser oficialmente anunciado como líder interino, Yunus havia se oferecido como conselheiro para a formação da nova administração.

Quem é Muhammad Yunus?

Muhammad Yunus, de 84 anos, é um influente empreendedor social, economista e ativista de Bangladesh. Nascido em Chittagong, Yunus obteve seu doutorado em economia na Universidade Vanderbilt e voltou para Bangladesh em 1972 para liderar o programa de economia rural na Universidade de Chittagong.

A devastação da fome de 1974 levou Yunus a criar o Grameen Bank em 1983, pioneiro em microcréditos para ajudar os mais pobres, especialmente mulheres. Por seus esforços para combater a pobreza, Yunus e o Grameen Bank foram agraciados com o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Ele também recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade dos EUA e o Prêmio do Dia da Independência de Bangladesh.

Ambições Políticas e Controvérsias

Apesar de seu prestígio, Yunus teve uma relação conturbada com o governo de Sheikh Hasina. Em 2007, ele anunciou a criação de um partido político, mas rapidamente recuou. A administração de Hasina, anteriormente uma apoiadora de Yunus, passou a criticá-lo e investigou o Grameen Bank, resultando na sua demissão como diretor administrativo em 2011.

Yunus enfrentou várias acusações, incluindo peculato e desvio de fundos, mas sempre se declarou inocente, alegando ser alvo de uma campanha de difamação. Seus apoiadores afirmam que essas ações são motivadas por suas ambições políticas e a relação difícil com o governo atual.

O Futuro de Bangladesh

Com a nomeação de Yunus, Bangladesh entra em um novo capítulo político. A liderança de Yunus é vista por muitos como uma esperança para estabilizar o país em meio à turbulência atual, enquanto a comunidade internacional observa de perto os desdobramentos.

Este artigo foi atualizado para refletir a recente nomeação de Muhammad Yunus e as motivações dos líderes estudantis para sua escolha.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.