O Dia dos Pais, que será celebrado no próximo domingo (08/11), deve movimentar R$ 681 milhões no comércio varejista do Rio de Janeiro, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmada, essa projeção representará um aumento de 5,6% nas vendas em relação ao ano passado.
“O aumento previsto para o Dia dos Pais destaca o momento econômico positivo do Estado do Rio e reflete a confiança tanto dos empreendedores quanto dos consumidores. O comércio é um grande gerador de empregos e impulsiona a economia ao movimentar produtos e serviços, além de aumentar a arrecadação de impostos,” comentou o governador Cláudio Castro.
De acordo com a CNC, a previsão otimista é impulsionada pela redução das taxas de desemprego e por sinais positivos no consumo. As maiores concentrações de vendas devem ocorrer em lojas de vestuário, perfumaria e cosméticos, além de estabelecimentos especializados em utilidades domésticas e eletroeletrônicos.
“O Dia dos Pais é a segunda data mais importante para o comércio em termos de incremento de vendas. O crescimento nas vendas no estado deve levar a um aumento nas contratações temporárias, o que é significativo para o mercado de trabalho e para a possibilidade de efetivação desses trabalhadores,” explicou a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.
Em nível nacional, a CNC projeta que o volume de vendas para a data alcance R$ 7,7 bilhões, representando um aumento de 4,7% em comparação com 2023.