Na segunda-feira, Donald Trump, candidato presidencial republicano dos EUA, afirmou que a Venezuela está sob o governo de um ditador, sem mencionar diretamente o presidente Nicolás Maduro. Em uma entrevista na plataforma de transmissão ao vivo Kick, Trump declarou: “Eu sei muito bem que a Venezuela está sendo governada por um ditador”.
Após a eleição de 28 de julho, o conselho eleitoral venezuelano declarou Maduro, que está no poder desde 2013, como vencedor com 51% dos votos. Essa decisão gerou alegações de fraude por parte da oposição, que afirma que sua própria contagem revelou que Edmundo Gonzalez, o candidato oposicionista, teria recebido 67% dos votos.
Durante a entrevista, Trump alegou que a criminalidade na Venezuela havia diminuído drasticamente porque “eles pegaram seus elementos criminosos… e os levaram para os Estados Unidos”, referindo-se às políticas de segurança de fronteira do governo Biden. Trump descreveu esses indivíduos como “traficantes de drogas, criminosos, assassinos, estupradores” e afirmou, sem apresentar evidências, que esses grupos foram transferidos para os EUA.