O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) anunciou nesta segunda-feira (5) a deputada estadual Índia Armelau (PL) como sua vice na candidatura à prefeitura do Rio de Janeiro. Esta decisão marca o último dia para que os partidos definam seus candidatos para as eleições deste ano, embora o registro oficial das candidaturas na Justiça Eleitoral possa ser feito até o dia 15.
Armelau, que está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), se apresenta como uma “defensora da família e dos cidadãos de bem”. Nas redes sociais, a parlamentar frequentemente mistura postagens contra a “ideologia de gênero”, apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e vídeos relacionados a exercícios físicos. Além de seu trabalho na Alerj, Armelau é praticante de crossfit e proprietária de uma academia.
Fontes que participaram das discussões sobre a escolha da vice afirmam que Armelau foi escolhida devido ao seu apelo maior entre os eleitores cariocas. A outra opção considerada para a vice de Ramagem era a deputada federal Chris Tonietto (PL), que contava com o apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Na eleição de 2022, Armelau obteve mais votos no município do Rio do que Tonietto, que foi eleita para a Câmara Federal. Naquela eleição, Armelau recebeu 32 mil votos, enquanto Tonietto obteve 23 mil.