Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 23 setembro, 2024
Início » Ministro da Casa Civil Rui Costa não foi alvo de operação da PF, apesar de ter sido citado

Ministro da Casa Civil Rui Costa não foi alvo de operação da PF, apesar de ter sido citado

Por Marina B.

O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, não foi incluído na lista dos 34 mandados de busca e apreensão executados nesta quinta-feira (1º) pela Polícia Federal, no âmbito da investigação sobre a compra de respiradores durante a pandemia de covid-19. Durante o governo de Costa na Bahia, foram pagos R$ 48 milhões à empresa Hempcare, que comercializa derivados da maconha, por 300 respiradores que nunca foram entregues. A negociação foi conduzida pelo Consórcio Nordeste, presidido por Rui Costa.

No epicentro

Em 2022, Bruno Dauster, ex-secretário de governo da Bahia, mencionou Rui Costa em seu depoimento à Polícia Federal, alegando que a compra dos respiradores tinha a aprovação do então chefe.

Negócio controverso

Cristina Costa Taddeo, proprietária da Hempcare, firmou um acordo de delação premiada autorizado pelo ministro Og Fernandes (STJ) e também mencionou Rui Costa em sua colaboração.

Amigos do dinheiro

Cristina devolveu R$ 10 milhões do montante desviado. Durante seu depoimento, ela afirmou que o intermediador da transação se apresentava como amigo de Costa.

Posição oficial

A coluna do Cláudio Humberto, do Diário do Poder, entrou em contato com o chefe da Casa Civil, que optou por não comentar, mas ressaltou que “não é alvo” da operação.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.