O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a se pronunciar nesta quarta-feira (31/7) sobre o resultado das eleições presidenciais. Em seu discurso, ele afirmou estar pronto para apresentar as atas eleitorais e desafiou os opositores a aceitarem o resultado do pleito.
A posição de Maduro vem após intensa pressão interna e externa para que os dados da votação sejam divulgados. Desde que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclamou sua vitória no domingo (28/7), a oposição tem denunciado possíveis fraudes, alegando que o verdadeiro vencedor foi o adversário Edmundo González.
Na terça-feira, o Comando ConVzla, grupo de campanha da líder opositora María Corina, divulgou resultados preliminares da eleição, afirmando que Maduro teria perdido em todos os estados do país.
O clima de tensão continua na Venezuela, com inúmeros protestos, prisões de centenas de pessoas e até mortes. Segundo dados de ONGs que monitoram a violência nas manifestações, 16 pessoas já morreram durante os protestos.