Um deputado brasileiro está requisitando acesso às atas da eleição presidencial na Venezuela, documentos que ainda não foram divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano.
O pedido foi protocolado nesta terça-feira (30/7) na Câmara dos Deputados pelo deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR) e é dirigido ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro.
Dener solicita que o Itamaraty faça a “gestão” necessária para obter as atas da eleição junto ao governo venezuelano e ao CNE, com o intuito de confirmar a reeleição de Nicolás Maduro.
O deputado justifica seu pedido com a preocupação em relação à instabilidade política na Venezuela, uma vez que representa o estado de Roraima, que faz fronteira com o país vizinho.
“Como representante de Roraima, um estado que faz fronteira com a Venezuela e que abriga centenas de milhares de venezuelanos, estamos profundamente preocupados com o resultado das eleições na Venezuela. O estado já enfrenta os efeitos da imigração desenfreada na última década, e a atual instabilidade política e democrática da Venezuela pode agravar a situação, com riscos potenciais para a segurança nas fronteiras e um aumento no fluxo migratório”, afirmou o deputado.