Acusado de omissão e até de cumplicidade com a ditadura venezuelana sob Nicolás Maduro, o governo brasileiro agora expressa “preocupação” com a situação de brasileiros na Venezuela. A recomendação é para que evitem aglomerações, em resposta aos protestos contra a suposta fraude nas eleições que reverteram o resultado das urnas.
O governo brasileiro tem enfrentado críticas intensas por seu apoio que, segundo os venezuelanos, fortalece o regime de Maduro. No domingo (28), as pesquisas indicavam que Maduro não alcançaria mais de 30% dos votos, mas os resultados finais, sob uma apuração controversa e sem supervisão da oposição, mostram números amplamente contestados.
Em nota divulgada pelo Itamaraty pouco após as 22h desta segunda-feira (29), o Ministério das Relações Exteriores orientou: “Em função dos recentes acontecimentos na Venezuela, recomendamos que brasileiros residentes, em trânsito ou com viagem marcada para o país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações.”
A nota também informa que “a Embaixada do Brasil em Caracas está atenta à situação dos cidadãos brasileiros no país e disponibiliza, em caso de emergência, seu plantão consular pelo número +58 414-3723337 (também via WhatsApp)”.