Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 23 novembro, 2024
Início » Maduro responde com fúria: Exige retirada imediata de sete embaixadores e retalia críticos

Maduro responde com fúria: Exige retirada imediata de sete embaixadores e retalia críticos

Por Marina B.

O governo da Venezuela exigiu nesta segunda-feira (29) que Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai “retirem imediatamente” seus representantes diplomáticos do país. A decisão vem em resposta ao que Caracas considera “ações e declarações de ingerência” relacionadas às eleições presidenciais realizadas no último domingo.

Além disso, o governo de Nicolás Maduro anunciou a retirada de todo o pessoal diplomático das missões nos sete países latino-americanos mencionados. Em comunicado oficial, a Venezuela afirmou que “se reserva todas as ações legais e políticas” para proteger seu direito à autodeterminação e “enfrentará todas as iniciativas que ameacem o clima de paz e convivência”.

O governo venezuelano expressou sua “mais firme rejeição” às intervenções de “governos de direita”, que considera subordinados aos Estados Unidos e comprometidos com “postulados ideológicos do fascismo internacional”. Caracas acusa esses governos de ignorarem os resultados eleitorais.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclamou oficialmente a vitória de Nicolás Maduro, que obteve 51,2% dos votos, o mesmo percentual registrado com 80% das cédulas apuradas. O principal candidato opositor, Edmundo González Urrutia, recebeu 44,2% dos votos, segundo o único relatório divulgado pelo CNE, que não especificou o destino dos 2.394.268 votos restantes.

Enquanto isso, os governos de Uruguai, Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana expressaram preocupação com o resultado das eleições e pediram uma revisão completa dos resultados. Eles também convocaram uma reunião urgente da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.