A Ação Estruturada Ordo, uma mobilização massiva do Governo do Estado em parceria com concessionárias de energia, gás, água e telefonia, resultou na prisão de 137 indivíduos e na apreensão de oito menores em 16 comunidades de seis bairros da Zona Oeste. O objetivo da operação é combater atividades comerciais ilegais e sufocar financeiramente o crime organizado. Na última quarta-feira (24/07), a polícia apreendeu uma grande quantidade de produtos falsificados em duas lojas na Gardênia Azul, totalizando mais de 8 mil itens piratas recolhidos até agora.
“Estamos lidando com o crime de maneira firme e coordenada, atacando a base financeira das organizações criminosas. O sucesso da Ação Ordo demonstra a eficácia da cooperação para regularizar serviços e prevenir a prosperidade do crime. A colaboração da população tem sido crucial, denunciando atividades ilícitas e apoiando as autoridades”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Apreensão de Produtos Falsificados
Nesta quarta-feira (24/07), policiais civis das 32ª DP (Taquara) e 19ª DP (Tijuca) apreenderam produtos falsificados em duas lojas na Gardênia Azul, Rio de Janeiro. Os estabelecimentos possuíam itens adulterados de marcas importadas. Após perícia, os proprietários foram levados à 32ª DP e autuados em flagrante.
Prisões de Integrantes de Quadrilha
Na terça-feira (23/07), policiais civis da 16ª DP (Barra da Tijuca) prenderam um membro de uma quadrilha envolvida em roubos e extorsões. A captura, realizada com o apoio da Delegacia Antissequestro (DAS) e do Serviço Reservado do 31º BPM, faz parte da Ação Estruturada Ordo. O grupo criminoso atua em vários bairros, incluindo o Jardim Oceânico, onde recentemente sequestrou e roubou um casal.
Proteção ao Meio Ambiente
Também na quarta-feira, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) descobriu um local de descarte irregular de resíduos de construção próximo ao Terreirão, em Recreio dos Bandeirantes. Foram encontradas 22 caçambas de material e um caminhão. O material foi encaminhado para a DPMA e é associado a obras irregulares na área.
Atuação das Concessionárias
Equipes da Claro, com apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), desmantelaram redes clandestinas de TV a cabo e internet em Rio das Pedras, resultando na apreensão de equipamentos desviados ou furtados. A Light inspecionou cinco locais, incluindo padarias e supermercados, encontrando um desvio de 63 MWh de energia, no valor de R$ 75,6 mil. A Naturgy recuperou 18 medidores de gás em Praça Seca e já recuperou mais de 141 medidores desde o início da operação.
Fiscalizações no Trânsito
No trânsito, o Detran.RJ abordou 117 veículos, autuando 55, encaminhando 17 para vistoria e removendo dois. Um dos veículos abordados foi identificado como roubado e levado para a 41ª DP (Tanque) para verificação.