Na manhã de sexta-feira, a SNCF anunciou graves perturbações na circulação do TGV devido a uma série de atos ilícitos.
A companhia ferroviária nacional francesa, SNCF, informou que o tráfego nas linhas de alta velocidade foi severamente afetado por múltiplos “atos de vandalismo”, interrompendo o serviço no dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que estão sendo realizados em toda a França.
Algumas linhas tiveram que ser cortadas, e muitos trens foram cancelados. As interrupções impactaram as rotas no oeste, norte e leste da França, assim como as conexões com a Bélgica e Londres através do Canal da Mancha.
O governo condenou os incidentes que ocorreram poucas horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, embora não haja evidências imediatas de uma conexão direta com o evento. A polícia nacional está investigando os acontecimentos, e os meios de comunicação franceses relataram um incêndio significativo em uma movimentada via ocidental.
Esses eventos coincidem com o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e com as férias de muitos franceses. O ministro demissionário dos Transportes, Patrice Vergriete, expressou uma firme condenação aos “atos criminosos”.