Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 8 outubro, 2024
Início » Drama no campo: Exportações de soja caem quase 300 mil toneladas

Drama no campo: Exportações de soja caem quase 300 mil toneladas

Por Marina B.

A Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (Anec) reduziu em quase 300 mil toneladas as estimativas para as exportações de soja de julho de 2024. Em seu mais recente relatório, o órgão ajustou a previsão de embarques ao longo do mês para 10,4 milhões de toneladas. O grão é o principal ativo na balança comercial do país.

Apesar da redução em relação à estimativa anterior, a nova previsão ainda representa um crescimento em comparação com as exportações de soja de julho de 2023, quando foram embarcadas 8,6 milhões de toneladas, segundo registros da Anec.

Os dados do governo federal mostram que os embarques desse grão geraram US$ 27,9 bilhões em receitas para o Brasil em 2023, sendo o maior valor na balança comercial do país. Esse montante corresponde a quase 17% de toda a receita do país com o mercado externo.

Além da soja em grão, há também os embarques de outros produtos derivados, como o farelo de soja, que também são monitorados pelo relatório da Anec. Nesse caso, o documento aumentou as projeções de vendas ao mercado externo em cerca de 200 mil toneladas, elevando a estimativa para 2,4 milhões de toneladas.

Exportações de Soja do Brasil

O mercado externo é o grande motor da produção nacional. As exportações absorvem quase 70% de toda a soja produzida pelos agricultores do país. A maior parte dos embarques tem como destino a China, que depende da produção brasileira para abastecer mais da metade de seu consumo, com 70% do grão destinado ao mercado interno chinês.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.