Bicampeão olímpico, Andy Murray decidiu que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 serão o encerramento de sua carreira profissional no tênis. Aos 37 anos, o britânico fez a revelação em suas redes sociais logo após sua chegada a Paris, nesta terça-feira (23), confirmando sua aposentadoria após as Olimpíadas. Em Paris, Murray competirá no torneio de simples e também jogará duplas ao lado de Dan Evans.
– Cheguei a Paris para o meu último torneio de tênis, as Olimpíadas. Competir pela Grã-Bretanha foram de longe as melhores semanas da minha carreira, e estou orgulhoso por fazer isso uma vez mais – escreveu Murray.
Murray fez história ao se tornar o primeiro tenista a conquistar duas medalhas de ouro em simples nas Olimpíadas, ganhando sua primeira em Londres 2012 e repetindo o feito no Rio de Janeiro em 2016. Além de seus triunfos olímpicos, ele conquistou três títulos de Grand Slam: dois em Wimbledon (2013 e 2016) e um no US Open (2012).
Apesar de uma carreira brilhante e de ter sido número um do mundo, Murray lutou com problemas físicos por anos. Em 2019, chegou a anunciar sua aposentadoria devido a dores no quadril, que o levaram a colocar uma prótese. Apesar dos desafios, ele continuou jogando, mas agora se prepara para sua despedida definitiva, já tendo recebido homenagens após sua última partida em Wimbledon.
John Swinney, Primeiro-ministro da Escócia, prestou uma homenagem ao tenista nascido em Glasgow:
– O nosso melhor esportista da história. Um agradecimento especial a Andy Murray por uma incrível e inspiradora carreira, que provocou profundo impacto em muitos – escreveu Swinney.
Em Paris, Murray terá a chance de fazer suas últimas partidas nas históricas quadras de Roland Garros, apesar de nunca ter conquistado o Grand Slam francês, tendo chegado à final em 2016.