O técnico Arthur Elias está levando a preparação da seleção feminina a um novo nível, incorporando lições adicionais fora do campo. Além da tela tática, que já foi destacada, o treinador distribuiu pranchetas de estudo para as jogadoras. Uma prancheta detalha o plano de jogo da seleção brasileira, enquanto a outra apresenta o esquema das equipes adversárias na fase inicial do torneio.
A lateral Tamires sublinha a importância desse estudo, dado o tempo limitado que o treinador tem com o grupo durante os treinos. O tempo fora dos campos é intensamente aproveitado pelas jogadoras, que também participam de reuniões com a comissão técnica.
“Arthur tem apenas uma hora e meia conosco em campo pela manhã. À tarde, há uma reunião com a comissão técnica que dura entre 45 minutos e uma hora. O restante do dia é destinado ao estudo, tanto do nosso modelo de jogo quanto das estratégias das adversárias”, explicou Tamires.
Ela acrescentou: “Recebemos dois cadernos. Um com o nosso modelo de jogo e o outro com o esquema dos adversários. Isso nos permite digerir as informações em pequenas doses, garantindo que cheguemos bem preparadas para enfrentar cada adversária, conhecendo suas posições e estratégias.”
A zagueira Rafaelle comenta que o estudo é focado nos pontos cruciais dos rivais, começando pela Espanha, passando pelo Japão e finalizando com a Nigéria, que será a adversária no primeiro jogo, no dia 25 de julho, em Bordeaux. “Estamos estudando a Espanha agora, e depois passaremos para o Japão e a Nigéria. Esse trabalho de trás para frente ajuda a manter as informações frescas e prontas para o confronto”, afirmou Rafaelle.
A jogadora com mais minutos de treino sob a orientação de Arthur Elias, Antonia, destaca que o futebol moderno exige um estudo detalhado fora dos campos. “O futebol hoje é muito estudado. Quanto mais preparamos nossa estratégia em relação ao adversário, maiores são nossas chances de sucesso. Arthur tem sido excelente nesse aspecto”, disse Antonia.
A seleção feminina estreia nos Jogos Olímpicos contra a Nigéria no dia 25 de julho, em Bordeaux. Os outros jogos do grupo serão contra o Japão no dia 28 de julho, no Parc des Princes, em Paris, e contra a Espanha, atual campeã mundial, no dia 31 de julho, novamente em Bordeaux.