Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 20 setembro, 2024
Início » Desmonte da Abin: Funcionários preparam ‘operação padrão’ contra Governo Lula

Desmonte da Abin: Funcionários preparam ‘operação padrão’ contra Governo Lula

Por Marina B.

Os servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estão ameaçando entrar em operação padrão, uma forma de greve para funcionários públicos, devido ao impasse nas negociações de reajuste salarial com o governo.

Os servidores reclamam da ausência de uma proposta concreta de recomposição salarial para a base. A Intelis (União dos Profissionais de Inteligência de Estado) acusou o governo Lula de ser um “governo de desmonte”, citando as dificuldades nas negociações para a reestruturação da categoria.

A operação padrão está prevista para começar esta semana. Nesse tipo de operação, os servidores realizam apenas o mínimo necessário para manter suas atividades, o que resulta em atrasos nos serviços prestados sem uma interrupção total.

“Chegamos a um ponto de não retorno”, declarou a Intelis em nota divulgada na última sexta-feira (19), após o que qualificaram como uma “negociação desastrosa”. “Sentimos muito pela população brasileira, pois não conseguiremos mais garantir a segurança e atender nas diversas áreas em que atuamos.”

As negociações têm avançado pouco. De acordo com o grupo, o Ministério da Gestão e Inovação ofereceu uma recomposição de “humilhantes” 0% para a base e aumentos de 9,5% em 2025 e 5% em 2026 para os cargos de topo, o que consideram a pior proposta apresentada entre as oferecidas ao funcionalismo público.

O MGI argumenta que a proposta em questão prevê ganhos acumulados de 14,5% a 25,3% para a categoria entre 2023 e 2026. “O governo continua a negociar, buscando atender às reivindicações de reestruturação das carreiras de todos os servidores federais, dentro dos limites orçamentários”, afirmou o órgão.

Sem mencionar diretamente, os técnicos referem-se à “Abin paralela” da gestão de Jair Bolsonaro (PL). “Após o governo do desvio, a inteligência de Estado do Brasil sofre agora com o governo do desmonte”, diz o texto.

A Intelis ainda não divulgou qual seria a proposta de recomposição salarial capaz de evitar a operação padrão.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.