No dia 27 de julho, quando o Brasil enfrentar a França na estreia do basquete masculino nas Olimpíadas, o ala Gui Santos viverá mais um capítulo do seu antigo sonho de infância. Jogador do Golden State Warriors e filho de basquetebolistas, ele sempre almejou jogar na NBA, meta alcançada com sucesso em novembro de 2023, quando estreou na derrota do seu time para o Oklahoma City Thunder.
Além de realizar o sonho de jogar na NBA, defender a Seleção Brasileira também era parte dos seus planos desde jovem. Junto com outros 11 atletas, Gui Santos ajudou o Brasil a conquistar vaga nas Olimpíadas de Paris, após a ausência nos Jogos de Tóquio.
Antes de partir para a Croácia, onde a equipe de Aleksandar Petrovic começará sua jornada olímpica, Gui Santos esteve em Brasília para um tempo com a família. Em entrevista exclusiva ao ge, ele compartilhou sua emoção por realizar seu sonho tão cedo na carreira:
“É difícil expressar o que isso representa. Desde pequeno, sempre sonhei em representar o Brasil na maior competição do mundo. Estar tendo essa oportunidade tão cedo é um sonho para mim”, afirmou o ala.
Gui Santos também destacou a trajetória do Brasil no torneio pré-olímpico em Riga, Letônia, onde o time superou as expectativas ao garantir vaga nas Olimpíadas:
“Mostramos que o Brasil tem muitos talentos capazes de elevar o basquete brasileiro. Fomos lá, jogamos bem e provamos isso para todos”, comemorou.
O brasiliense projeta desafios significativos em Paris, enfrentando adversários difíceis como a França, a Alemanha (atual campeã mundial) e o Japão, em jogos cruciais pela classificação à fase eliminatória.
Após as Olimpíadas, Gui Santos planeja focar na reconstrução com o Golden State Warriors, que perdeu jogadores chave como Chris Paul e Klay Thompson:
“Vou me concentrar em controlar o que posso: treinar duro, dar o meu melhor e ajudar o time a vencer”, concluiu.
Gui Santos, selecionado na 55ª escolha do Draft da NBA em 2022, fez sua transição para a liga principal após se destacar pelo Santa Cruz Warriors na Liga de Desenvolvimento da NBA. Seu contrato com o Golden State vai até o final da temporada 2025/26.