Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 7 outubro, 2024
Início » Padre Roberto Landell de Moura: O gênio esquecido que inventou o rádio há 125 anos

Padre Roberto Landell de Moura: O gênio esquecido que inventou o rádio há 125 anos

Por Marina B.

Em 16 de julho de 1899, há 125 anos, o padre Roberto Landell de Moura realizou a primeira transmissão de voz e música por ondas de rádio no mundo. O feito histórico ocorreu em São Paulo, diante de autoridades e com cobertura da imprensa, conforme documentação reunida pelo jornalista Hamilton Almeida, biógrafo oficial do padre gaúcho. Padre Landell faleceu em 30 de julho de 1928 como pároco da Igreja do Rosário, em Porto Alegre. Segundo sua sobrinha-neta, Lúcia Maria Landell de Moura, ele não só foi um genial cientista, mas também um sacerdote profundamente piedoso, sensível aos necessitados, e um defensor do papel das mulheres como mães, esposas e filhas.

Sempre devoto de Nossa Senhora Aparecida, padre Landell costumava pedir em suas homilias que o Papa aceitasse a imagem da “Mãe morena Aparecida” como a única e verdadeira Padroeira do Brasil, o que ocorreu dois anos após sua morte, conforme Lúcia Maria destaca. Reconhecido por decreto presidencial como herói nacional e inscrito no “Livro de Aço” dos “Heróis da Pátria” em Brasília, padre Landell é lembrado como um pioneiro das telecomunicações, inventor do rádio e precursor na utilização das ondas eletromagnéticas para a transmissão de mensagens, algo que ele via como uma moderna forma de catequese global.

Lúcia Maria continua a lutar para que a memória e os feitos de seu tio-avô sejam reconhecidos e valorizados pelas novas gerações, ressaltando a importância de seu legado nas comunicações modernas e no uso cotidiano das tecnologias sem fio.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.