O governo Lula tem sido alvo de intensas críticas, transformando sua gestão econômica em motivo de memes nas redes sociais. Insatisfeitos com os resultados após quase dois anos de mandato de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os internautas expressam sua oposição através de publicações sarcásticas.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, tornou-se um foco de memes nas redes sociais devido às decisões econômicas tomadas durante seu tempo no Palácio do Planalto. Recentemente, as críticas se intensificaram com a aprovação do PLP (Projeto de Lei Complementar) 68 de 2024, que regulamenta a reforma tributária, incluindo a taxação de alimentos ultraprocessados, cervejas e outros produtos.
Carnes, peixes e outras proteínas estavam inicialmente incluídas na lista de produtos a serem taxados, mas foram isentas graças à oposição, que conseguiu aprovar uma emenda do Partido Liberal que propõe imposto zero para carnes incluídas na cesta básica.
Entre as medidas impopulares destacadas pelos usuários do X (ex-Twitter) estão a tributação de compras em plataformas internacionais, como Shein e Shopee, e a reintrodução do seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores e Terrestres).
Essas ações renderam ao ministro apelidos como “Taxad” e “Zé do Taxão”, adotados também por políticos da oposição. Além disso, memes criativos surgiram com releituras de filmes, como “A Menina que Taxava Livros”, e programas de TV, como “Sábado Animado com Taxisa”.