Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 10 outubro, 2024
Início » Cláudio Castro lidera ofensiva histórica contra o crime no Rio de Janeiro: “Não existe lugar onde o poder público não entre”

Cláudio Castro lidera ofensiva histórica contra o crime no Rio de Janeiro: “Não existe lugar onde o poder público não entre”

Por Marina B.

O governador Cláudio Castro liderou, desde as primeiras horas da madrugada de segunda-feira (15/7), a operação Ordo, uma ação maciça de segurança pública para combater a criminalidade em 10 comunidades distribuídas por seis bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A mobilização integrada envolveu 2 mil policiais militares, civis e agentes do programa Segurança Presente, apoiados por 300 viaturas, 37 motocicletas e dois helicópteros. Equipamentos tecnológicos avançados, incluindo drones com câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas, foram empregados, enquanto o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel foi instalado junto à base do Barra Presente, na Avenida Ayrton Senna.

Logo nas primeiras horas de operação, foram realizadas três prisões e apreensões significativas, incluindo um veículo com três granadas na Linha Amarela, uma arma de fogo calibre 9 mm, 102 papelotes de maconha e dinheiro em espécie. Além disso, uma fábrica de gelo na Cidade de Deus foi autuada por poluição do solo e furto de água, demonstrando a diversidade de atividades criminosas enfrentadas.

“Estamos nas ruas para desarticular organizações criminosas que ameaçam a população. Com nosso serviço de inteligência, vamos combater empresas de fachada que financiam o crime, como aquelas envolvidas em atividades ilegais como poluição e furto de recursos”, afirmou o governador Cláudio Castro, que acompanhou a saída das tropas do 31º BPM no Recreio às 4 horas da manhã.

As ações de segurança pública e fiscalização abrangeram áreas como Rio das Pedras, Terreirão, César Maia/Coroado, Muzema, Gardênia Azul, Tijuquinha, Fontela, Morro do Banco e Sítio do Pai João. O patrulhamento foi intensificado em importantes vias da Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Jacarepaguá, Vargem Grande e Vargem Pequena, incluindo avenidas como das Américas, Ayrton Senna, Lúcio Costa, Salvador Allende e Abelardo Bueno, além da Estrada dos Bandeirantes e Rua Edgard Werneck.

A operação também incluiu o cumprimento de diversos mandados de busca e apreensão, assim como mandados de prisão em aberto, agilizando a captura de criminosos procurados.

Participaram da Ordo o Comando de Operações Especiais (COE), batalhões de Jacarepaguá e do Recreio, e delegacias especializadas como as de Defesa dos Serviços Delegados, Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial, Roubos e Furtos, Roubos e Furtos de Automóveis e do Consumidor. Órgãos como a Operação Lei Seca, Detran, Detro, Inea, Marinha do Brasil, Guarda Municipal, Secretaria Municipal da Ordem Pública, operadoras de TV a cabo e internet, e concessionárias de água, luz e gás foram parceiros operacionais da ação coordenada pelo Governo do Estado.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.