A deputada federal Dani Cunha (União Brasil) declarou que a aliança entre o Republicanos e o PL de Alexandre Ramagem já está firmada no Rio de Janeiro e será oficializada na convenção prevista para o início de agosto. No entanto, importantes membros do partido, como o deputado federal Luciano Vieira, a ala evangélica ligada à Igreja Universal e o presidente estadual Wagner Carneiro, o Waguinho, que apóiam a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD), estão em desacordo com essa aliança.
Os dissidentes devem continuar apoiando a campanha de Paes, mas “na física”. Segundo fontes internas do partido, o racha estaria colocando o presidente nacional Marcos Pereira, candidato à presidência da Câmara dos Deputados, em uma posição delicada, o que a deputada nega.
Os Cunha controlam o Republicanos no Rio
Eleita pelo União Brasil em 2022, Dani Cunha — acompanhada por mais quatro parlamentares do Rio — já solicitou à Justiça Eleitoral a autorização para deixar o partido. Embora ainda não seja filiada, Dani exerce grande influência no Republicanos do Rio. Ela é a mais ativa na negociação de novas filiações e, junto com seu pai, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, está preparando o partido para as eleições na capital, enquanto Waguinho cuida da Baixada Fluminense e do interior.
“O presidente participou das negociações com o PL e está muito satisfeito com a aliança firmada com Ramagem. Todos os envolvidos ficaram contentes: Marcos Pereira, o governador Cláudio Castro, Ramagem, o ex-presidente Jair Bolsonaro…”, completou.