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quarta-feira, 9 outubro, 2024
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Descubra como o banimento de celulares em ambientes escolares pode transformar a saúde mental dos alunos

Por Marina B.

Em busca de evidências científicas, ainda não há um consenso sobre os benefícios completos do banimento de celulares nas escolas para melhorar o desempenho e a saúde mental dos estudantes. Na ciência, o consenso não é necessário; o que importa são as evidências suficientes para sustentar uma conclusão. Cada vez mais educadores e pesquisadores estão considerando útil a remoção total desses dispositivos do ambiente escolar.

Um estudo da Noruega, destacado em abril pela Gazeta do Povo, descobriu que o banimento é especialmente benéfico para as meninas e reduz o bullying em ambos os sexos. Os melhores resultados foram observados quando não há exceções para o uso de celulares durante as aulas ou no recreio.

A primeira avaliação quantitativa sobre o banimento de celulares foi conduzida em 2016 por Louis-Philippe Beland (Universidade Estadual da Luisiana, EUA) e Richard Murphy (Universidade do Texas em Austin), publicada na revista acadêmica Labour Economics. Utilizando dados abrangentes de todas as escolas públicas da Inglaterra para alunos de 11 a 16 anos, os pesquisadores concluíram que os estudantes com desempenho acadêmico mais baixo melhoraram suas notas com o banimento, enquanto os alunos com desempenho mais alto não foram afetados.

Em contrapartida, um estudo de 2019 liderado por Björn Tyrefors e colegas do Instituto de Pesquisa de Economia Industrial (IFN) na Suécia não encontrou impacto significativo do banimento de celulares no desempenho estudantil.

Recentemente, um estudo norueguês conduzido por Sara Abrahamsson corroborou as conclusões de Beland e Murphy, sugerindo benefícios adicionais para a saúde mental dos alunos, especialmente para as meninas.

Além disso, um estudo dinamarquês de 2022, liderado por Charlotte Skau Pawlowski e publicado no European Journal of Public Health, ampliou os benefícios ao demonstrar um aumento significativo na atividade física entre crianças que tiveram seus celulares banidos na escola.

Atualmente, espera-se que um estudo britânico liderado por Grace Wood, iniciado em 2022 e previsto para ser concluído em breve, ofereça novas perspectivas sobre como restrições de acesso aos celulares podem impactar a saúde mental dos adolescentes.

Em suma, enquanto estudos formais sobre os efeitos do banimento ainda estão em andamento, as experiências práticas nas escolas já sugerem que a remoção dos dispositivos pode ter benefícios significativos, especialmente quando implementada de maneira abrangente e sem exceções.

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