Pela primeira vez na América Latina, um serviço de emergência da área de segurança pública obteve a certificação ISO 9001, reconhecimento internacional de qualidade. A Central 190 da Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro recebeu essa certificação devido à excelência no atendimento prestado por seus operadores, alcançando uma nota média de 4,40 em pesquisa de satisfação, numa escala de 0 a 5. A entrega do selo ocorreu na terça-feira (09/07) e foi recebida pelo governador Cláudio Castro.
Localizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, a Central 190 é o principal ponto de contato da população com a Polícia Militar. No primeiro semestre deste ano, recebeu 891.330 chamadas de todo o estado, abrangendo desde denúncias de crimes até pedidos de socorro para situações diversas, como idosos perdidos.
O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, destacou que a Central 190 é crucial para alcançar o objetivo estratégico de tornar a polícia fluminense uma referência nacional em proximidade com a comunidade.
Para obter a certificação ISO 9001, a Central 190 passou por um rigoroso processo de implementação e atendimento às normas da BGA Certificadora, incluindo pesquisa de satisfação em tempo real. Esse certificado é reconhecido internacionalmente como um padrão de excelência em gestão, adotado por mais de um milhão de empresas e instituições em 169 países.
Com um efetivo de 180 policiais capacitados, a Central 190 recebe cerca de cinco mil chamadas diárias e, nos últimos anos, tem aprimorado seus serviços, incluindo a expansão para atendimento em todo o estado do Rio de Janeiro e melhorias na qualificação dos operadores.