O Rioprevidência publicou, no Diário Oficial de quarta-feira (03/07), uma lista com cerca de três mil pensionistas aniversariantes de maio que não realizaram o Recenseamento Obrigatório 2023/2024 até a data-limite (30/06/2024). Aqueles que não regularizarem sua situação cadastral correm o risco de ter o benefício suspenso.
Para evitar a suspensão, os pensionistas devem agendar o comparecimento em qualquer agência ou posto do Rioprevidência através deste link. O agendamento também pode ser feito pelos telefones 0800-285-8191 (ligações de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (ligações de telefone fixo ou celular).
Após o agendamento, é necessário comparecer no dia, hora e local marcados, portando RG, CPF, título eleitoral e comprovante de residência atualizado.
Pensionistas de militares só precisam fazer o recenseamento se forem associados ao Rioprevidência, ou seja, se o instituidor da pensão faleceu até 31 de dezembro de 2021.
O recenseamento, além de uma atualização cadastral, é uma exigência da Lei Federal 10.887/04, permitindo auditoria periódica na folha de pagamentos e avaliação atuarial, garantindo segurança nos pagamentos dos benefícios previdenciários.
Para mais informações, incluindo orientações para pensionistas acamados, com dificuldades de locomoção, residentes fora do Rio de Janeiro ou no exterior, clique aqui.
A lista completa dos pensionistas faltosos pode ser consultada no Diário Oficial do Estado, acessível através deste link.