Agentes da Operação Desmonte, uma iniciativa coordenada pelo Detran.RJ e criada pelo governo estadual, realizaram nesta terça-feira (02/07) a interdição de um ferro-velho clandestino localizado na Zona Oeste da capital. O estabelecimento operava ilegalmente em um terreno baldio na Avenida Santa Cruz, em Santíssimo, sem licença para o comércio de peças de automóveis. Além da falta de notas fiscais para algumas peças, o proprietário foi acusado de crime ambiental por despejar óleo e outros poluentes no solo. Também foi descoberto um furto de energia no local.
O dono do estabelecimento, que já tinha antecedentes criminais por outros delitos, foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. O ferro-velho foi fechado e todas as carcaças de automóveis e peças foram removidas para serem destruídas por empresas autorizadas cadastradas junto ao Detran.RJ.
A Operação Desmonte visa fiscalizar estabelecimentos que comercializam peças de veículos para combater o roubo de carros e a venda de produtos ilegais. Participam da força-tarefa agentes do Detran.RJ, da Polícia Civil e Militar, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Secretaria de Estado de Fazenda.
Esta foi a 19ª ação da Operação Desmonte, iniciada em agosto do ano passado. Até o momento, a operação já fechou 45 ferros-velhos, apreendeu mais de cem motores e veículos roubados, e confiscou mais de 700 toneladas de sucatas sem procedência.
Além das ações de fiscalização, os agentes do Detran.RJ orientam os proprietários de estabelecimentos a regularizarem suas atividades junto ao órgão. Todos os requisitos necessários podem ser encontrados na seção “desmonte” no site do Detran.RJ.