Nesta segunda-feira, 1º de julho, as relíquias de São Vicente de Paulo e uma réplica de seu corpo em cera chegaram ao Santuário do Pai das Misericórdias, localizado na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).
As três relíquias de São Vicente podem ser veneradas no Santuário até as 17h. Elas incluem um osso de sua costela (relíquia de primeiro grau) e duas relíquias de segundo grau: uma carta de São Vicente para Santa Luísa de Marillac e um pedaço de sua túnica.
Essa visita das relíquias faz parte das celebrações dos 400 anos da Congregação da Missão (CM) de São Vicente de Paulo, iniciadas em abril deste ano. O objetivo é que as relíquias percorram todas as dioceses do Brasil até março de 2028.
A réplica do corpo de São Vicente em cera, vinda de Roma, na Itália, tem como objetivo promover a espiritualidade Vicentina e incentivar os fiéis a conhecer melhor a vida do padroeiro das Associações de Caridade.
São Vicente de Paulo, nascido em 1581 na Gasconha, França, foi um pároco conhecido por sua dedicação aos pobres. A primeira célula da Caridade Vicentina foi estabelecida por ele em 20 de agosto de 1617, confiada inicialmente às mulheres conhecidas como “Servas dos Pobres”.
A Comunidade Canção Nova tem uma conexão especial com os vicentinos, já que o fundador, Monsenhor Jonas Abib, era filho de um vicentino, Sérgio Abib. A história de seu pai foi honrada na música “O construtor do céu (Homenagem ao Pai do Monsenhor Jonas Abib)” e a Canção Nova já sediou o Avivamento Vicentino (AVIV), um evento anual dedicado à espiritualidade de São Vicente de Paulo.